quinta-feira, 8 de novembro de 2007

um desafio, uma paixão e um post super gigante!

Imaginem que, de repente, no meio do vosso sonho mais perfeito são despertados por um intenso cheiro a queimado.... Abrem os olhos e.... FOGO! SOCORRO! As chamas começam já a lamber a porta do vosso quarto, estão encurralados! A única solução é sair pela janela!
Sim, vocês até vivem numa casa, o vosso quarto fica no rés-do-chão, e a vossa janela dá para um jardim relvado e fofinho que aparará a vossa fuga com todo o amor! Sim, é fácil... sim, fácil... Mas, por alguma razão estranha, não conseguem mexer-se. Algo se passa... Raios, o que é?

O meu querido vizinho virtual, Miguel, resolveu fazer-me um desafio! Um desafio bastante cruel a meu ver!
É verdade que tenho andado um pouco afastada e de certa forma até tenho andado a trair uma das coisas que me dava mais prazer...
Falta de tempo, de vontade... não sei. Também não me importo. De há uns tempos para cá comecei a aceitar as coisas como elas são, sem as forçar demasiado. O facto de, por alguma razão, não ter visto muito cinema nos últimos tempos não me preocupa... Eu sei que é só uma fase! E é claro que se deixei de olhar para o cinema, outras coisas há que agora ocupam mais a minha cabeça e o meu coração.

De qualquer forma, não posso dizer que me tenha esquecido do cinema... Nunca poderia esquecer-me de uma paixão! Afinal de contas, ele é como um amante para mim... Um amante perfeito! Não se chateia quando eu não apareço, abraça-me e envolve-me quando o visito, magoa-me também e desilude-me, claro!, mas o que seria a vida sem isso?
Importante para mim é o facto de a relação que tenho com ele ser natural e apaixonada, sem racionalismos e coisas práticas pelo meio. Ou gosto, ou odeio! Ou o filme me agrada, ou não! Ou a história me tocou no fundo, ou mesmo nada! Ou amo aquela personagem, ou odeio com todo o meu ser! Assim é a minha relação com o cinema!
O meu querido Miguel, cinéfilo por excelência, estará já a mexer-se na cadeira, irrequieto... não fosse ele um crítico exigente, com uma pena afiada e muitas vezes mortal!
Não posso dizer que não seja, por vezes, crítica e que até nem tente analisar e dissecar uma obra cinematográfica. É o vício de quem estudou literatura! Um vício que nunca nos abandona! Mas tento, quando posso, fugir a essa mania e ver as coisas de uma maneira mais simples e sensorial.

Bom, depois de tanto discurso, perguntam-me vocês que raio tem o incêndio na vossa casa a ver com a minha paixão pelo cinema, mais um desafio entre bloguistas! E têm muita razão, sim senhor! É que já estou a demorar! Mas, quando souberem em que é que o desafio consiste, perceberão porque ando aqui a empatar...

O que fariam se estivessem no meio de um incêndio, tivessem que fugir, e quisessem salvar a vossa colecção cinematográfica toda? Não podiam, pois não?
A colecção toda ou a vida! Ah, pois, bem me parecia!
Então, agora pensem que algo divino vos dá a oportunidade de salvar cinco filmes antes que aquelas chamas ameaçadoras desfaçam de vez o vosso quarto! Difícil, não é?


Estou completamente certa de que noutro dia qualquer a minha escolha seria outra. Fiz uma coisa parecida com livros e músicas preferidos, no blog que tenho com a minha malta, e isso tornou-se evidente! Se neste momento escolhi estes filmes, é claro para mim que daqui a um mês escolheria outros. Cada vez mais acho que somos muito influenciados pelo momento em que vivemos, seja o lugar onde vivemos, com quem vivemos, quem amamos, amigos, livros que acabámos de ler, filmes que vimos, pessoas que acabámos de encontrar...

Assim sendo, e sem quaisquer palavras, aqui vai:









Como devem calcular, gostaria que me acompanhassem e aceitassem o desafio!
A todos os que se comoveram com este monte de palavras, a todos os que estariam dispostos, neste momento, a salvar cinco filmes, este desafio é para vós! É só deixar um comentário!

3 comentários:

Rachelet disse...

Pois comigo não seria muito difícil porque sou muiiiito minimalista e só tenho os livros, CDs e DVDs minimamente obrigatórios para o meu gosto pessoal: O fabuloso destino de Amélie, O tigre e o dragão, Velvet goldmine, O castelo andante e o Memento.

Me, Myself & I disse...

Oh, o Castelo Andante! Gostei muito! Mas acho que ainda gostei mais da Viagem de Chihiro!
O Fabuloso Destino de Amélie também está na minha lista de favoritos, mas ontem acabou por arder, enfim! Não se podem salvar todos!
O Memento irrita-me! Não sei porquê! Na verdade até gosto de filmes que brincam com o tempo da história e assim, mas este filme... acho que é demasiado repetitivo!
Quantos aos outros... sim, podes matar-me já aqui... ainda não os vi! :-(

Td menos amorzinho ou sobremesas disse...

Ó Nana... mas n foste ver O tigre e o dragão cmg? Se n foste tu, kem foi? Agora quanto adesafio, mais comlicado... é que, sim, batam-me se quiserem, mas a minha veia cinéfila é fraquita... agora um filme que gostei foi 'O crime do Padre Amaro' e outro foi 'The Importance of being Ernest'... mais k isso é dificil. Sorry!!