terça-feira, 4 de setembro de 2007

Jane Eyre reinventada

Eu sempre me interessei pela obra da Paula Rego! Gosto, adoro, é curiosa, escura e obscura, louca e no entanto tão real, às vezes... Enfim, adoro saber que temos artistas portugueses que marcam a diferença lá fora (às vezes até demais, tendo em conta que temos um punhado deles a viver no estrangeiro)!

Confesso que não me importaria nada de ter uma Paula Rego na parede da minha sala (não a Paula Rego em si, note-se, mas uma obrasita dela, uma pequenita, vá), mas imagino que nem sequer fundos tenho para um centésimo do quadro... desvantagens de se ser pobre! Para mim tudo o que é belo devia ser de graça! Agora ter que pagar uns milhõesitos para ter um Klimt em casa ou quem sabe um El Greco! Acho injusto! Deprimente! Perverso!

Bom, mas como eu estava a dizer, gosto muito da obra da D. Rego e até tive o privilégio de a ver ao vivo e a cores, naquelas suas dimensões gigantescas! E por lá descobri uma coisa: sua excelência também tem uma paixão pela Jane Eyre. Digo também porque eu própria caí nas graças (ou será garras?) de Miss Eyre e do seu Mr. Rochester...
Colegas de faculdade, cujo fado tropeçou nesta obra, entendeis-me, não entendeis?


Bom, e perguntam vós, caros leitores: "Que raio tem a Rego a ver com a desgraçada da nossa Jane?" Pois é, aí é que está! É que a nossa excelente pintora, já acima referida, resolveu pintar a Janinha, tal foi a impressão que lhe deixou! Na verdade, terá sido a mente ingenuamente e deliciosamente louca de Charlotte Brontë que fez com que Paula Rego quisesse reinventar Jane Eyre! Para mais informações, clicar aqui!

E agora, para presentear os vossos olhos, tão cansados de ler tanto blá blá blá, apreciem bem os quadrinhos, vá lá!

0 comentários: