quinta-feira, 31 de maio de 2007

Jörg Immendorff: 1945-2007

Jörg Immendorff "Café Deutschland (Lift/Tremble/Back)"

Confesso que já conhecia este nome, mas se me perguntassem exactamente o que significava, não saberia dizer. Foi preciso Jörg Immendorff morrer para eu ter consciência do que era, de quem foi, do que representa.
Bendita Internet que não me obriga a viajar para outros lugares à procura de museus que contenham obras do senhor, se bem que a justiça só é feita a uma obra de arte quando se está perto. Enfim, nada que não se resolva num futuro próximo, espero eu!


Jörg Immendorff foi um artista plástico, pintor e escultor, que usou o surrealismo e o simbolismo para expressar as suas ideias políticas. O quadro que aqui mostro dele é exemplo disso. Faz parte da série Cafe Deutschland e trata a questão do conflito entre Este e Oeste, na Alemanha, RDA e RFA, para quem não está a ver.

Foi sempre bastante polémico, e é isso, devo dizer, que o torna tão especial. Quem é que realmente interessante não o é?
Quando penso em pessoas assim, que se destacaram de alguma forma, que viveram até ao limite, expressando-se como queriam, lembro-me sempre de uma coisa que Manoel de Oliveira disse. Perante a pergunta se preferia ir para o Céu ou para o Inferno, Oliveira respondeu: "Para o Céu por causa do clima, mas para o Inferno por causa das companhias."
E se de boas intenções está o Inferno cheio, de gente extraordinária também!

0 comentários: