terça-feira, 23 de outubro de 2007

o monstro





Meus queridos leitores,

gostaria de começar este post com fotografias mais bonitas, agradáveis aos olhos de todos, mas não posso.
Gostaria de continuar a escrever com a boa disposição com que ontem escrevi, mas não posso.
Gostaria até de poder dizer que isto não é verdade, que isto são apenas fotografias criadas, puras ilusões, mas também não posso.

E porquê, perguntam vós? Porque um monstro chamado Guillermo Vargas, que se intitula de artista, um filho da puta odioso que, a meu ver, só quer publicidade, fez o impensável. Querido Guillermo, querias publicidade, querias reconhecimento? Aqui vai!

Posso ser chamada de ignorante, estúpida, inculta, desconhecedora mas nego-me veemente a considerar as imagens acima mostradas como uma expressão de arte. Eu, meus queridos, até adoro arte, até lhe dou liberdade, até a aceito, venha ela como venha... Agora, eu, a ignorante, intolerante, não posso deixar que algo assim seja chamado de arte! Não posso!

Sua excelência monstruosidade, Guillermo Vargas, resolveu tirar este cão da rua, doente e esfomeado, e resolveu dar-lhe um tecto...
Desenganem-se aqueles que pensam que esta história vai ter um final feliz! O monstro deu, com efeito, um tecto a este cão! O dito tecto albergava uma feira de arte na Nicarágua, e este cão teve o privilégio de ser considerado uma peça de arte. Se as outras peças de arte que vejo normalmente nos museus morreram de fome, não sei. Os cipestres que vi no outro dia, de Van Gogh, tinham um ar bastante saudável. O que eu sei é que este cão, exposto num canto da exposição, foi deixado ali propositadamente para morrer à fome e à sede! Ali, observado por todos, ali abandonado por todos!


Monstro não é só aquele que o lá pôs (e juro por tudo que desejo que ele tenha uma morte tão grandiosa como teve o cão), mas também o que autorizou que o cão lá estivesse, mais o visitante que passou e, espantado e horrorizado, decidiu não fazer nada. "Bolas, antes não dizer nada do que depois ser considerado ignorante por não entender esta expressão de arte tão moderna!" Claro, não queremos ser vítimas de insultos por parte de todos os intelectuais pretensiosos que acham que sabem o que é, na realidade, arte! Pois perdoem-me, queridos intelectuais, por ser tão pouco aberta e moderna, mas para mim arte não é isto!


O monstro, confrontado com a polémica, explicou as suas razões para tal expressão de arte. Não me peçam para as escrever aqui, estou-me a cagar para o que quer que seja que ele tenha dito! Nada, nada justifica uma acção destas! NADA!

Meus queridos leitores, olhem mais uma vez para as fotografias, para este cão, e pensem que o autor desta barbaridade, deste "projecto de arte", foi seleccionado para participar na Bienal Centroamericana Honduras 2008. Sim, é verdade, a sua peça de arte fez sucesso! Original é, lá isso é!

Como devem calcular, está a ser feito um abaixo-assinado para impedir que isto volte a acontecer, para mostrar à Bienal que arte não é isto, que isto é apenas e só uma demonstração gratuita de crueldade.
Eu já assinei a petição, sou o número 51614. Assinem vocês também, se acreditam que barbaridades assim nunca mais deveriam acontecer. Cliquem aqui, não custa nada!

Às vezes desiludo-me com o mundo... de tal forma que vejo apenas um caminho escuro à nossa frente, de tal forma que deixo de ter qualquer esperança na humanidade e fico tão triste, tão triste... o meu coração está partido...

4 comentários:

Rachelet disse...

Esse senhor fez tanta arte como o Dr. Mengele fez ciência.

Me, Myself & I disse...

O Anjo da Morte... sim, esse era outro que devia ter tido o mesmo fim que as suas vítimas...

Rachelet disse...

Não deveria a Arte ser uma elevação e educação dos sentidos e da reflexão? E a Ciência, não deveria ela servir para o bem maior da Humanidade?

Me, Myself & I disse...

Sim, tens razão, Rache!
Mas infelizmente, cada vez mais penso que as pessoas estão a perder a sensibilidade para perceber isso.
A Arte como algo belo que nos ajuda a ascender a outro nível, que nos ajuda a entender melhor o mundo que nos rodeia, que nos ajuda a reflectir, já não existe. Vejo cada vez mais artistas a tentarem chocar e criar polémica just for the sake of it, ou talvez para conseguirem algum protagonismo...
E com a Ciência o caso não é muito diferente.
É claro que há muitas excepções, e isso é ainda o que me consola.. de qualquer forma, é lamentável a forma como a humanidade parece estar a crescer...

Digo-te apenas isto: ontem à noite, já na cama, não conseguia fechar os olhos a pensar na barbaridade que tinha visto, que tinha relatado aqui.

Há algo de podre no reino da humanidade.