segunda-feira, 22 de outubro de 2007

silêncio que se vai cantar o fado

e a Me Myself & I vai postar!

Como anunciei no episódio anterior deste nosso, tão querido de todos, blog, na sexta-feira tive um serão muito especial! Pois é, sentem-se, por favor, queridos leitores, não quero chocar algumas mentes mais sensíveis...

A ME MYSELF & I FOI A UMA NOITE DE FADOS, aqui mesmo, no coração de Berlim! Isso mesmo, meus queridos-poucos-mas-bons visitantes deste blog, venci o que quer que seja que até hoje me impediu (estupidamente) de ouvir fado ao vivo, fiquei maluca, quem sabe aventureira até, e fui jantar (bem acompanhada, claro está!) a um restaurante tipicamente português (recomendado por um aluno alemão... mais uma excentricidade!) ouvir cantar o fado!
Não posso dizer que se tenha feito silêncio para se cantar o fado, mas a cultura aqui também é outra, enfim! De qualquer forma, vi lagrimitas, sim senhora, saindo dos olhos azuis de alguns alemães! Ai vi pois! E também se ouviu, ocasionalmente, um silenciozito respeitoso para que suas excelências fadistas pudessem dar asas à sua emoção, voz ao seu coração! Nada mau!

Foi bonito, sim senhora! E confesso até, perante vós, que fiquei um tanto arrepiadita! Vejam lá! Não é bonito?

O restaurante em si, "A Cabana", também era uma delícia. Um pequeno restaurante tipicamente português com tudo a que isso tem de direito! O sr. José é português de gema e recebe os seus clientes todos, estrangeiros ou não, com um "olá" muito carinhoso! A mamã Esperança, que eu tive o prazer de conhecer numa visita rápida à cozinha, é um amor de fofa, toda ela muito nossa!
E a ementa?, perguntam vós, já esfomeados! Essa é bem a condizer com o nosso espírito nacional: bacalhau, bacalhauzinho, vinhos portugueses, pastéis de nata e todos os afins!

Quanto às nossas companhias, essas até se portaram bem!
O amigo alemão que veio connosco gostou muito da experiência, tanto gastronómica como musical! Foi pena não ter percebido as letras das músicas, mas nós lá íamos tentando traduzir algumas para que não ficasse completamente perdido! Nunca me tinha apercebido de como é importante, ainda para mais com algo tão único como o fado, perceber o que se canta!
A outra companhia de que desfrutámos era tão portuguesa quanto nós e aprovou a pequena ilha de Portugal que o sr. José e a mamã Esperança construíram no meio de Prenzlauer Berg! Querida S., foi ou não foi uma experiência
no mínimo interessante? Para primeira noite de fados... :-D

Bom, e por aqui me fico, fiéis leitores, agora um pouco mais portuguesa, um pouco mais sentimental, um pouco ainda mais eu!

P.S. Se estão curiosos em ler mais sobre "A Cabana" cliquem aqui ou aqui! Ah pois, é que o sucesso é tanto ou tão pouco que a pequena ilha portuguesa de Berlim já saiu em vários jornais! Daqui são apenas mais uns passos para o resto do mundo! ;-)

3 comentários:

Rachelet disse...

Espero que tenhas comido um pastel de nata - ou, como se diz por aqui, uma natinha - com canela e bebido uma boa sangria.

Me, Myself & I disse...

Pois, na verdade tivemos azar nessa noite! É que como era noite de fados, a ementa era reduzida para que a Mamã Esperança tivesse tempo para apreciar o fado.
Comemos o que havia: dourada no forno e coelho à caçador. A sangria foi substituída por vinho branco da casa (confesso que sou mais pessoa de vinho tinto!) e a natinha por pudim de ovos (acho que é assim que se chama!). Olha, importante importante, é que soube a Portugal!
Para a próxima que lá for quero bacalhauzinho! E claro, uma natinha! :D

Anónimo disse...

Para portuguesas de gema que nunca tinham ouvido cantar fado no seu país natal, ter a oportunidade de o fazer em Berlim é, sem dúvida, uma experiencia diferente!

Para vivenciar por completo o estereótipo daquilo que é o nosso país (o país dos tres Fs - Fado, Futebol e Fátima), fica a faltar ir ver um jogo da Selceccao ao estádio Olímpico e ver o filme "As Aparicoes" no Cinemaxx mais perto.

Sabe-se lá...
S.