quinta-feira, 10 de julho de 2008

5 manias, 5 compulsões

Há uns tempos a Rachelet escreveu um post sobre manias e compulsões. Quem não as tem?
É verdade que há gente mais sã do que outra, eu por exemplo tenho um comportamento algo compulsivo. Bom, mais do que algo, vá! Se o meu gajo estivesse por aqui já teria dado uma gargalhada...

  1. Odeio portas abertas (não estou a falar das metafóricas, claro! dessas não me importo de ver)! Odeio, odeio, odeio! Portas de armários, do roupeiro, do quarto, à noite, quando vamos dormir... Sou Caranguejo, preciso de coisas fechadas!
  2. Vivo por unidades. Tudo tem de estar compartimentado. No About a Boy a personagem do Grant diz que faz tudo por unidades. Eu também. A unidade pequeno-almoço, a unidade tomar banho, pôr creme, pôr lentes e afins, a unidade ir às compras... E sei lá que mais. Odeio isso em mim, mas não gosto de coisas que não estejam previamente planeadas, já inseridas numa unidade. O que torna as coisas complicadas quando se vive com um Sagitário!
  3. Trancar a porta à noite, levantar-me já depois de deitada para verificar outra vez, dar mais uma volta e voltar a verificar. Não que me sinta insegura, mas tem de estar trancada.
  4. Arrumações. Sentar-me para trabalhar ou ler ou fazer outra coisa qualquer e a casa estar desarrumada. Não consigo! As almofadas do sofá não estão no sítio, a coberta do sofá está enrugada, o edredão da cama está torto... Fico perturbada, como se houvesse um zumbido permanente no meu ouvido que só pára quando as coisas estão no seu lugar.
  5. Não consigo ler jornais do dia anterior. Não posso, odeio! Já é informação passada, requentada! Transtorna-me, não consigo! E quando o faço, não consigo estar com a atenção devida!
Quando era pequena era bem pior!
Quando descalçava os chinelos antes de me ir deitar, eles tinham que ficar juntos, um ao lado do outro, direitinhos em relação à cama. Além disso, antes de apagar a luz tinha que tocar no chão do lado direito e do lado esquerdo dos chinelos. Otherwise não conseguia dormir.
Quando saía da escola à hora do almoço e ia ter com o meu pai para irmos para casa, tinha sempre que pisar numa certa mancha que havia no chão no caminho. Otherwise o meu dia não ia correr bem e algo de terrível iria acontecer.

3 comentários:

Rachelet disse...

Tchii, que post que tu foste repescar!

Olha que não te fazia tão manienta. Ganhaste-me a taça com a da porta trancada... ;)

Me, Myself & I disse...

Ah, e ainda vou desencantar outras listas que fizeste que ainda não tive oportunidade de fazer!

Melhor ainda do que a porta trancada, é a mania das portas fechadas. É que eu não consigo dormir enquanto houver um armário aberto!

E olha, as tuas manias melhoram com o tempo?

Rachelet disse...

Algumas são superadas ou atenuadas e outras vezes aparecem manias novas. É tudo uma questão de força de vontade se as quisermos perder. Mas se a nós nos confortam e não prejudicam ninguém... qual é o mal? Certas manias tornam-nos únicos.