quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

E agora de cabeça mais fria...

Depois de uns dias de festejo e de uma vitória assinalada com um gigantesco SIM por uma Me Myself & I muito sorridente, é tempo de pensar no que realmente aconteceu.
Aqui vai:
Tivemos 56% de abstenção, o que me leva a sentir uma certa vergonha de ser portuguesa. Perdoem-me as pessoas mais sensíveis que estejam a ler isto, mas 56% é um número lamentável para um país que se farta de queixar! E o que me deixa ainda mais triste, desiludida, é o facto de o clima ter sido nomeado como desculpa. Estava a chover, era? Não queria apanhar uma gripe, pois não? Claro, eu entendo, então. Quem é que gosta de andar constantemente a espirrar? Eu não! Tem toda a razão! As mulheres que continuem a ser presas e humilhadas ou que morram na mesa de alguma senhora que tenha jeito com as agulhas. O problema não é seu. Tome lá o seu cházinho e sente-se confortavelmente no sofá que isso já passa.
Peço desculpa ao Sr. António ou à D. Joaquina por estarem a sentir-se atacados. Se por acaso acham que este tema, e este referendo, nada tem a ver convosco, então talvez devessem mudar-se para outro planeta, onde os problemas se reduziriam à busca de oxigénio. Boa viagem!
Bom, avancemos!
Um número muito mais agradável foi os quase 60% de votos a favor da despenalização da IVG! Só é pena que não tenha chegado aos 60%! Fiquei agradavelmente surpreendida! Muito mais quando observei os números de perto e me apercebi de que em todos os distritos (TODOS!) o número de votantes subiu assim como o número de votos no Sim. Parabéns!
Ainda assim muito menos graves do que os 56% de abstenção, os 41 % (de votos no Não) deixaram-me novamente muito mal disposta! Outro acontecimento lamentável.
Depois de tanta campanha, movimentos pelo sim, explicações, bons argumentos, ainda houve 40% de votantes a dizer Não. Depois ainda me dizem que não devia ficar envergonhada quando leio no jornal que Portugal é o único país, juntamente com Malta, Polónia e outro qualquer, a ainda proibir o aborto. Como é que eu posso não ficar envergonhada, quando estamos já no século XXI e muitas vezes ainda pensamos como se vivêssemos em plena Idade Média!
Imaginem a minha cara (ou a deles, claro!) quando digo aos alemães que conheço por aqui por Berlim que finalmente vamos conseguir ter uma lei que permita o aborto.
Bom, acho que vou terminar por aqui. Este assunto ainda me deixa um tanto ou quanto incomodada, apesar do triunfo óbvio que tivemos!

3 comentários:

Td menos amorzinho ou sobremesas disse...

É mm assim minha amiga... as coisas melhoraram depois do ultimo referendo, mas não estão boas! O nível de abstenção foi, no minimo, vergonhoso. Efectivamente.
Mas tenta descobrir onde se votou mais pelo sim e depois pelo não... eu estive a analisar isso e fiquei algo surpreendida (pela postiva) com os alentejanos e desiludida com o atraso mental das nossas ilhas. Isto quase parece um post no meu blog. Mas que fique esclarecido. Quanto às ilhas, numa zona tão pobre seria de esperar que se quisessem proteger... parece k n. Enfim, procura esses numeros e vais ver.

Td menos amorzinho ou sobremesas disse...

Quando falo de atraso mental no comentario anterior, falo de atraso de mentalidades... que me desculpem aqueles que possam ter ficado ofendidos, n era essa a intençao.

Me, Myself & I disse...

Claro que não era essa a intenção e tenho a certeza de que ninguém ficou ofendido!
De qualquer forma, percebo o que dizes e concordo!
Bjs