terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Mas andamos prá frente ou quê?

Tenho uma nova aluna.
Será melhor começar pelo princípio! A minha pessoa mora neste momento, e já há um ano, em Berlim. Entre outras coisas, dá aulas de português para estrangeiros, coisa que acontece pouco, porque suas excelências alemães não se interessam muito pelo português ou por Portugal!
É incrível como Espanha é amada por estes lados! Espanha, espanhol, comida espanhola, férias em Espanha... E Palma de Maiorca? Há uma grande comunidade de alemães em Palma! E os que não vivem lá, vão lá passar férias, compram casas...
Enfim, estava precisamente a falar sobre isso com a minha nova aluna e fiquei espantada com a reacção dela! Aparentemente (e claro, também é por isso que tem interesse em aprender português), ela adora Portugal, tem lá amigos e sempre foi muito bem tratada. Até dá gosto vê-la falar sobre o nosso país! Os olhos brilham!

Depois comecei a pensar... Porque raio é que os alemães preferem a Espanha?

Porquê? Não é óbvio? Nós não publicitamos o nosso país! Não espalhamos a sete ventos a costa linda que temos, o Algarve quente que possuímos, a gente simpática que somos, a comida boa que fazemos, o campo verde que ainda vamos tendo... Onde está a vontade deste país de crescer? Porque não mostramos os nossos braços abertos, abertos para receber gente de fora que nos vem visitar, consumir-nos, trazer dinheiro? Falta de vontade!

Ainda no outro dia recebi um mail sobre um artigo que tinha saído num jornal. O jornalista falava de um país evoluído, cheio de gentes competentes... e no fim revelou ser Portugal o país de que estava a falar. Sim, eu não duvido! Mas onde está então esse país? Ainda temos muito que crescer, mas sinto que estamos no bom caminho! A legalização do aborto foi um passo grande e outros virão. E cada vez tenho mais a certeza que é de nós (eu, os meus amigos, estas gerações novas) que tem de partir esta iniciativa de crescer!

De que temos medo? Comecemos já!

1 comentários:

Td menos amorzinho ou sobremesas disse...

Eu, por mim, já comecei a publicitar... é pouco, mas é melhor k nada!! ;) bjs miga!