quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Natureza humana? O que é isso?

Uma amiga minha falava no outro dia no seu blog sobre a natureza humana.
A natureza humana... O que é isso? Muitas vezes me pergunto se ainda resta algo de natureza humana em nós. É que sinceramente não me parece... Ou será que a natureza humana é mesmo isto? A mim parece-me que a humanidade tem andado com um comportamento um pouco esquisito nos últimos tempos. Muito pouco natural, direi mesmo!
Ora vejamos: temos a senhora do supermercado que se mete sempre à frente na fila; temos o senhor que está sentado no jardim e que sempre que pode faz um comentário desagradável; ah, depois há também a senhora do consultório médico que nasceu com uma deficiência nas glândulas da simpatia... Ah, sim, mas é a isso que chamamos natureza humana, não é? Às resmunguices dos outros.
Bom, então se calhar posso falar do tão pouco natural senhor Arbusto, e do tão pouco natural povo que o elegeu pela segunda vez. Também posso mencionar o senhor da Madeira que adora o seu jornalinho e lhe vai dando presentes de vez em quando. Ah, sim, já ouviram falar de todas as hipocrisias que se têm vivido nos últimos dias em Portugal por causa de tão polémico referendo? "Vai votar Sim? Veja lá se depois não perde o seu lugar no céu!"

2 comentários:

Td menos amorzinho ou sobremesas disse...

A natureza humana é mm isso! Afinal é o ser humano k tem a ridicula ideia k é melhor k os restantes animais!! Pk n k os restantes humanos? Mas a natureza humana tb tem coisas boas!! Precisamos de amar e ser amados, de ter amigos e sabemos apreciar a beleza simples de um dia de sol em pleno inverno!!

Anónimo disse...

A «natureza humana» soa-me a epíteto vago para desculpar muita sacanice e falha que por aí (e aqui, e acolá) grassa.

Pois, o senhor cospe para o chão, a menina cola a pastilha elástica no banco do autocarro, a senhora não se desvia nas escadas rolantes, o menino tem headphones mas toda a gente grama com a música dele - «ah, isso é tudo a natureza humana», e encolhemos os ombros.