quarta-feira, 25 de abril de 2007

Kafka On The Shore

Fiz uma descoberta há algum tempo. Andava eu por uma livraria aqui em Berlim, à procura de algo para ler que realmente me apaixonasse, que me deixasse a alma plena, que me completasse... Não sei se me estou a fazer entender! Estão a ver AQUELE livro, que no fim vos deixa a desejar que não tivesse acabado, que vos tira todos aqueles bocadinhos de tempo livre que têm, que está sempre convosco enquanto dura? Pronto, era disso que eu estava à procura!
E lá andava eu, sem paciência para ler qualquer coisa em alemão, sem ter o que ler em português, fui à secção de livros em inglês. Alguma coisa havia de encontrar, nem que fosse um daqueles clássicos com o qual eu estou em falta!
De repente, lá estava ele, capa linda, título interessante, autor asiático... Hum, isto pode ser interessante!

Haruki Murakami, meus amigos, é a minha última paixão! E digo-vos, tenho uma pena imensa de não saber japonês! É que isto de ler é muito complicado, e por mais que as traduções estejam bem feitas (o que nem é assim tão frequente), há sempre algo que se perde. E imagino que com o japonês isso aconteça com alguma frequência... Enfim!
Murakami é japonês mas conhece muito bem a cultura ocidental, o que torna os seus livros uma mistura de mundo oriental (com uma cultura e uma mitologia japonesas deliciosas) com mundo ocidental. Digo-vos apenas que lê-lo é como chegar a casa, como sair do cinema depois de ver um filme que nos deixa tranquilos perante tanta beleza, como beber café acompanhado de um pedaço de chocolate preto, ou como ver o meu cão depois de meses de ausência... Imaginem aquelas coisas que vos deixam com uma agradável sensação de existência, de plenitude, e chegam ao que eu quero dizer!

Kafka on the shore foi o meu primeiro livro dele. Adorei aquela mistura de mundo real com mundo fantástico, como se fosse a coisa mais natural do mundo. É disse que eu gosto, quando leio ficção. E é também por isso que eu recorro muitas vezes à literatura sul-americana, por ter aquele lado extraordinário e mágico, tão irreal, e no entanto descrito de forma tão ocasional como se de realidade se tratasse.

Neste momento, e porque gosto mesmo de me rodear de fantasia, estou a ler The Wind-Up Bird Chronicle, do meu querido Murakami, nas minhas visitas frequentes à livraria, e La Casa de los Espíritus, da Allende, que me acompanha em casa, no metro e para onde quer que eu vá!

E vocês, por que mundos andam agora?

6 comentários:

Rachelet disse...

Eu ando a ler o Baudolino do Umberto Eco. Embora menos inspirador de bons pensamentos, o autor confirma o génio por que todos o tomam em detalhes e imaginação.
Se puderes ver numa livraria o 1º capítulo, escrito numa língua que não existe, mas que com algum esforço compreenderás, aconselho. É pequeno. O capítulo, não o livro.
Ah, e dá às Cruzadas, ao Santo Graal e outros que tais uma dimensão diferente...

Me, Myself & I disse...

Hum, tema interessante, esse das Cruzadas e do Santo Graal. Já estive a ler sobre o Baudolino e pareceu-me digno da minha espreitadela! Lá lerei o primeiro capítulo, como aconselhas, na minha próxima visita à livraria!

Miguel Domingues disse...

Grande D.! Também comecei a ler Murakami com o líndíssimo "Kafka on the the shore". Neste momento, espero apenas que a carteira veja melhores dias para começar a ler os outros.

É caso para dizer: "Great minds think alike" LOL
Take Care

Me, Myself & I disse...

Miguel, que coincidência! :D "Kafka on the Shore" é mesmo lindo, não é?
Quanto ao mau-humor da minha carteira, que às vezes também me chateia, resolvo a questão sentando-me numa livraria e lendo por ali mesmo. É o que estou a fazer com o "The Wind-Up Bird Chronicle"

Anónimo disse...

ola. ainda nao cheguei a meio de kafka à beira mar, traduçáo portuguesa, estou a adorar. Não compro livros, trago-os todos da biblioteca e, como sou viciado em franz kafka o titulo chamou me a atençao. Gostaria de te recomendar A VIDA DE PI de YANN MARTEL e os ultimos 6 livros de JOSE SARAMAGO. jorge

Me, Myself & I disse...

Olá, Jorge!
Também gosto muito de Saramago, se bem que ainda me falta ler muito dele. Os meus preferidos são "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" e "Ensaio sobre a Cegueira".
Quanto à "A Vida de Pi", penso que já ouvi falar dele mas ainda não li! Óptima sugestão para quem agora anda à procura de livro!
Obrigada, Jorge!