quinta-feira, 1 de março de 2007

«'You! hypocrite lecteur!—mon semblable,—mon frère!'»

«Unreal City,
Under the brown fog of a winter dawn,
A crowd flowed over London Bridge, so many,
I had not thought death had undone so many.
Sighs, short and infrequent, were exhaled,
And each man fixed his eyes before his feet.
Flowed up the hill and down King William Street,
To where Saint Mary Woolnoth kept the hours
With a dead sound on the final stroke of nine.
There I saw one I knew, and stopped him, crying 'Stetson!
'You who were with me in the ships at Mylae!
'That corpse you planted last year in your garden,
'Has it begun to sprout? Will it bloom this year?
'Or has the sudden frost disturbed its bed?
'Oh keep the Dog far hence, that's friend to men,
'Or with his nails he'll dig it up again!
'You! hypocrite lecteur!—mon semblable,—mon frère!'»

in Wasteland, T.S.Eliot

2 comentários:

Td menos amorzinho ou sobremesas disse...

É curioso... se há coisas da faculdade nas quais gostaria de voltar a pegar, o 'Wasteland' não é uma delas... mas tu lá foste buscar um excerto! E pergunto eu, k te terá passado pela cabeça para ires buscar uma coisa tão negra e densa como é o 'Wasteland'?
De qq modo, fica a nota de agrado pelo excerto, que escrito por quem foi, só podia ser brilhante e pela pessoa que aki o pôs que teve uma grande ideia... mas k terá que m explicar o pk destas linhas. ;)

Bjs!!

Me, Myself & I disse...

Bom, então esta é uma das poucas coisas que não sabes sobre mim: EU AMO O WASTELAND!
É o único livro que me acompanha para todo o lado, é o único poema ao qual sempre recorro. Para mim, há sempre uma parte da nossa vida espelhada naqueles versos. E não, para mim não é negro, é belo! E, não sei porquê, é uma das poucas obras que me comove fisicamente, que me aperta o coração, que me deixa sem fôlego.