segunda-feira, 19 de março de 2007

Bayerischer Abend!

Sábado à noite tivemos um serão bayerisch que é como quem diz fizemos uma pequena viagem até à Baviera sem sair de Berlim!
Bebemos cerveja de Munique, comemos vários petiscos tradicionais do sul e, como não podia d
eixar de ser, as estrelas da noite foram salsichas da Baviera!
Tenho que confessar que tinham um aspecto bastante duvidoso, mas como as regras da boa sociedade não nos permitem recusar o que o nosso
host nos oferece, lá demos umas provadelas! Aquilo até tem técnica para comer e tudo! Não pensem vocês, meros portugueses, desconhecedores
da arte de bem comer alemã, que chegam aqui e comem uma Wurst bávara como se fosse uma vulgar costeleta de porco. Não, senhor, que é isso? Tradição é tradição e em Roma sê romano, já dizia o outro!
Depois de algumas tentativas, lá consegui aproximar-me de Roma, mas não foi fácil!Dentro do leque de petiscos que serviam de acompanhamento havia Brezels, mostarda doce e picante, Sauerkraut (uma coisa esquisita que tenho a certeza que estaria incluída em qualquer ementa mais alienígena! os alemães e a comida amarga, enfim!) e, claro, como não podia deixar de ser, Kartoffelsalat! Para quem não sabe, a Kartoffelsalat, vulgo salada de batatas, está no topo da roda alimentar alemã, juntamente com as Wurst! É tão famosa por aqui que é arte em si mesma. As variedades para a confeccionar, a mistura de ingredientes... Muitas são divinais!

E agora, perguntam-me vocês: "Então, mas estás praí a falar, a falar, e ainda não disseste se foi bom!"
Pois, não sei bem como definir o que senti! Foi sem dúvida uma experiência interessante! Aliás, fico sempre feliz quando tenho a possibilidade de encontrar qualquer coisa que me traga algo diferente da minha própria cultura.
Posso dizer que foi a melhor cerveja que alguma vez bebi, muito mais saborosa do que a normal! Estou seriamente a pensar em adoptá-la!
Quanto às estrelas da noite, não me convenceram, confesso! Mas pronto, pelo menos agora já sei o que é uma salsicha com cara sulista!

P.S. Havia mais fotos, mas as outras não estavam lá muito apresentáveis! Contentem-se com estas, em que estamos (eu e a minha cara-metade) ao lado da nossa querida Augustinerbräu München! Uma nova amizade! Não parece que estamos a fazer um anúncio?

2 comentários:

Anónimo disse...

A primeira palavra que aprendi em Alemão (e das poucas coisas que não esqueci, talvez porque não percebia qual era a relevância de saber aquilo) foi Kartoffelsalat. Outra foi Verkaufsengineer... Das ist eine Kasseten... só coisas úteis!

Me, Myself & I disse...

Ah, ah! Vês, agora já sabes como Kartoffelsalat é importante! É uma espécie de passaporte! Experimenta chegar cá e dizê-la. És logo acolhida como se fosses uma deles!
Agora com Verkaufsengineer... pois, não vais conseguir grande coisa, não!